Humor, família e crítica social em cena: espetáculo Herdeiros de Galinha estreia em João Pessoa
- João Paulo Lima

- há 7 dias
- 2 min de leitura
Uma comédia satírica que transforma a disputa por herança em um retrato ácido das relações familiares, do poder e das desigualdades sociais.

O espetáculo teatral Herdeiros de Galinha estreia no dia 1º de fevereiro, em João Pessoa, propondo uma reflexão bem-humorada sobre as relações familiares e as heranças, materiais e simbólicas, que atravessam gerações.
A montagem utiliza a sátira e a comédia para expor conflitos, disputas de poder, afetos e silêncios presentes em uma família comum. A partir de personagens caricatos e situações reconhecíveis do cotidiano, o espetáculo provoca o riso ao mesmo tempo em que convida o público a pensar sobre comportamento social, desigualdades, memória e pertencimento.
Após a falsa morte de Manel Galinha, um velório armado reúne herdeiros movidos por interesses distintos. Entre o cuidador invisibilizado, o conservador moralista, a juventude que questiona tradições, a elite oportunista e a mídia sensacionalista, a casa vira um campo de batalha onde herdar é disputar pertencimento, autoridade e valores.
Um encontro familiar aparentemente simples, que rapidamente se transforma em um campo de tensões, revelando diferentes formas de lidar com o passado e com aquilo que se herda, que não significa que sempre são apenas bens, mas valores, expectativas e modos de existir. Com humor afiado e personagens caricaturais, Herdeiros de Galinha usa a sátira para expor hipocrisias, conflitos de classe e relações de poder. Em meio a todo esse caos, quem realmente merece herdar?
O espetáculo é resultado de um processo de formação artística e criação coletiva, desenvolvido em um curso de montagem teatral ministrado pelo ator, diretor, roteirista e preparador de elenco Edvan Lima e reúne jovens atores em cena, explorando a construção de personagens a partir da observação do cotidiano e da crítica social.
SOBRE EDVAN LIMA

Formado em Artes Visuais e graduando em Teatro, Edvan Lima possui uma expressiva atuação no audiovisual. Recentemente atuou também como preparador de elenco na série Desempregadas, trazendo para o espetáculo uma abordagem voltada à escuta cênica, ao trabalho corporal e à comicidade como linguagem crítica. Está no elenco da 2ª Temporada da premiada série Cangaço Novo da Prime Video, produzida pela O2 Filmes e da Minissérie Maria e o Cangaço da Disney+, produzida pela Cinefilm.
Ficha técnica:
Espetáculo: Herdeiros de Galinha
Estreia: 1º de fevereiro | Domingo | 19h (apresentação única)
Local: Teatro do Sesc Centro – João Pessoa/PB [MAPA]
Dramaturgia e direção: Edvan Lima @eeedvan
Elenco: Pedro Augusto Pinangé, Vinícius Teodosio, Igor de Assis, Rhaíssa Martins, Ryan Batist e Samuel Wesley
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Texto e direção: Edvan Lima
Cenário e luz: Alêssa Bruna
Realização: Edvan Produções
Ingressos: Sympla
EXPEDIENTE
Texto: Ascom + Primeiro Frame
Fotografia: João Paulo Lima (cartaz) e Isaac Santos
Editoria: Notícias Culturais
Redes Sociais: Primeiro Frame / Herdeiros de Galinha








Comentários