top of page

“Estopim”: cinema nordestino, criação coletiva e a urgência do Brasil contemporâneo

  • Foto do escritor: Portal Primeiro Frame
    Portal Primeiro Frame
  • 19 de jan.
  • 3 min de leitura

Em um momento de forte reconhecimento internacional do cinema brasileiro, marcado por premiações e destaque em grandes festivais ao redor do mundo, o longa-metragem “Estopim”, dirigido por Tiago A. Neves, estreia na Mostra Autorias da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 23 a 31 de janeiro de 2026.


Cartaz do filme "Estopim" Dir. Tiago A. Neves


A seleção integra um dos mais importantes espaços de reflexão, formação e difusão do audiovisual contemporâneo no país, abrindo o calendário do cinema brasileiro com obras que apostam na invenção estética e em modos coletivos de criação.



Dividido em sete capítulos, “Estopim” acompanha os últimos dias de uma família que vê sua casa, seus vínculos e suas memórias se desfazerem lentamente. Em um espaço marcado pela ausência e pelo silêncio, personagens atravessam ruínas afetivas, revisitam feridas antigas e enfrentam a iminência do esquecimento. Entre gestos mínimos e longos planos-sequência, o filme observa o que permanece quando os pilares da casa e da família que já não sustentam mais do que um dia foram.


Ao lançar um olhar atento sobre a dissolução dos laços familiares, “Estopim” dialoga diretamente com o Brasil contemporâneo, um país atravessado por rupturas afetivas, deslocamentos e pela fragilidade das estruturas que antes organizavam a vida em comum.


O filme propõe uma reflexão sobre pertencimento, memória e herança emocional, ao mesmo tempo em que se constrói a partir de um modo de produção alternativo, baseado na colaboração, na horizontalidade e na criação coletiva, princípios que também tensionam os modelos tradicionais de fazer cinema no país.

Fotos: Produção do filme “Estopim”


A estreia oficial de “Estopim” acontece em um contexto de crescente visibilidade do cinema brasileiro no cenário internacional, impulsionado por recentes premiações e seleções em festivais de prestígio ao redor do mundo. Nesse cenário, a 29ª Mostra de Tiradentes reafirma seu papel estratégico como espaço de descoberta de obras autorais e de experimentação estética, antecipando tendências e revelando caminhos possíveis para o audiovisual nacional.


Ao estrear em Tiradentes, ‘Estopim’ se insere em um momento decisivo do audiovisual brasileiro, reafirmando a força de um cinema nordestino que pensa o presente, experimenta formas e constrói seus próprios caminhos.




SERVIÇO

Longa - Mostras Autorais - 29ª Mostra Tiradentes

Pré-estreia nacional

Data: Sábado - 24/01/2026

Local: Cine Tenda

Horário: 20h

(Todas as atividades são gratuitas)


Teaser do filme "Estopim" Dir. Tiago A. Neves

SOBRE O DIRETOR


Tiago A. Neves é cineasta e diretor da produtora Toco Filmes, dedicada à realização de obras autorais de baixo custo e forte caráter experimental. Com atuação em mais de 70 produções, entre longas e curtas-metragens.



Presença recorrente na Mostra de Cinema de Tiradentes, Tiago teve destaque com o curta Remoinho (2020), selecionado para Tiradentes e para o Festival de Cinema de Gramado. Seu primeiro longa, Cervejas no Escuro (2023), estreou na 26ª Mostra de Tiradentes, onde recebeu o Prêmio Helena Ignez. Já Maçãs no Escuro (2024) integrou a Mostra Aurora, conquistando menção honrosa.


É idealizador de projetos de cinema colaborativo e coordenador do projeto Cinema no Meio do Mundo (CiMM) e também coordena o FestCiMM – Festival de Cinema

no Meio do Mundo, iniciativas voltadas à produção colaborativa e à circulação do cinema em diferentes territorialidades.



Texto: ASCOM CiMM

Comentários


bottom of page