top of page

Gambiarra Poética em Itabaiana (PB) homenageia professores

  • Foto do escritor: João Paulo Lima
    João Paulo Lima
  • 26 de out.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de nov.

Gambiarra Poética em Itabaiana / Foto: João Paulo Lima
Gambiarra Poética em Itabaiana / Foto: João Paulo Lima

Na noite deste sábado, 25 de outubro, aconteceu em Itabaiana a 5ª Gambiarra Poética com o tema “Da lousa aos corações”, homenageando professores da cidade e proporcionando reencontros entre os profissionais e seus alunos. Realizada na Praça Epitácio Pessoa, na frente do Espaço Cultural Sivuca, a Gambiarra Poética é uma iniciativa formada por jovens poetas e artistas da cidade que reconhecem a importância de realizar um evento cultural voltado para a juventude. Na noite também houve apresentações musicais com Álvaro Mendes, formando um trio de forró com Paulo Rodrigo e Yago Viana, e a estreia da exposição da artista plástica Júlia Ribeiro, jovem de 17 anos. 


A ideia do nome Gambiarra Poética, segundo o membro da Organização Edglês Gonçalves, surgiu da possibilidade artística da “luz” que as pessoas podem proporcionar ao participar, além de fazer também alusão ao poeta Zé da Luz, um dos principais nomes literários da cidade: “Uma gambiarra é a ideia de juntar lâmpadas e cada pessoa que veio pode iluminar esse movimento poético e literário! Daí o nome de Zé da Luz, a gambiarra de luz, luz poética, trazer luz literária e poética para as pessoas da cidade, em praça pública, com o objetivo de democratizar o acesso qualitativo e literário.” Declara Edglês.


Edglês Gonçalves / Foto: João Paulo Lima
Edglês Gonçalves / Foto: João Paulo Lima

Realizado uma vez por mês, a Gambiarra sempre expõe uma temática principal e, segundo Eduardo Nask, membro da organização, a ideia é que aumente a frequência dos encontros frisando a importância de realizar uma homenagem aos professores neste mês de outubro:


“Acredito que cada um de nós tivemos um professor que marcou nossa vida. Seja com gestos, com a palavra ou alguma outra coisa que nos marcou e motivou. Até porque não existiria poeta, músico e nenhuma outra profissão se não houvesse um professor.”

Entre os professores homenageados na noite estão: Maria Celeste, fundadora de escolas importantes na cidade e responsável por contribuir na educação de cidadãos itabaianenses e de novos professores, e hoje, com quase 100 anos, foi representada por sua filha Rose Fonseca; e Nathallye Galvão e Alex Alves, que tiveram papéis essenciais na formação de membros que compõem a organização do evento. E assim como a partida deste mundo não apaga os ensinamentos deixados e os corações tocados, foram realizadas homenagens póstumas às professoras Maria Inês dos Santos e Ana Cardoso, pela contribuição e impacto na educação de várias gerações. 


A professora Nathallye destaca a sua gratidão pela homenagem e a importância de um evento na cidade que exalta a língua portuguesa: “A palavra é gratidão, sou professora de português e para a gente é uma dádiva ver a nossa língua sendo trabalhada, sendo símbolo de uma cultura! Para nós, é honroso você ver a língua sendo trabalhada de forma literária nas suas melhores nuances.” Para a educadora, a Gambiarra contribui para popularizar a arte da escrita entre os jovens e que novos frutos podem ser colhidos: “Popularizar isso para os jovens é muito importante, tanto que já está formando uma juventude de poetas. Uma nova geração.”


Professora Nathalye Galvão recebendo homenagem / Foto: João Paulo Lima
Professora Nathalye Galvão recebendo homenagem / Foto: João Paulo Lima

Uma das presenças da noite foi Francielly Pessoa, professora de língua portuguesa no IFPB - Campus de João Pessoa, que também recitou poemas de sua autoria. Participando pela primeira vez, ela enfatiza que o evento é como se fosse uma eficiente extensão da sala de aula, à céu aberto, com a possibilidade de reunir famílias em torno da arte: Eventos como esse produzem uma prática de aprendizagem, às vezes, muito mais eficiente e muito mais engajada e contextualizada para a vida do estudante, do que se a gente ficar preso apenas ao espaço das quatro paredes das salas de aulas".


Para além das artes, a Gambiarra também proporciona um momento de encontro, as pessoas podem sair um pouco da individualidade das telas virtuais para ressignificar a presença e vivenciarem momentos de cultura e lazer. Para Francielly, esse também é um dos pontos positivos a ser destacado:


“Não devemos demonizar as tecnologias de comunicação e uso de telas. Elas deveriam trabalhar para nós e não nós ficarmos presos dependendo delas. Então, acho que um espaço como esse é importantíssimo para que a gente quebre essa dependência também. Porque a tela conecta muitas coisas, mas não conecta, de fato, a experiência do pessoal.” 

As influências que os professores exercem nas nossas vidas apresentam uma experiência diferente para cada pessoa. Poetisa e estudante do Curso de Letras na UEPB, onde se prepara para ser professora, Cláudia Teixeira tem dentro de sua própria casa a inspiração que teve influência nessa escolha, sua irmã Claudielly: “De tanto observar e conviver, a gente deseja ser aquilo que estamos vendo. Então, ficava observando a minha irmã estudando e mesmo com as dificuldades da carreira de professor, eu sempre a vi tentando e acreditando em uma possibilidade melhor. Daí com meu dom da escrita, do cordel, tudo foi me levando aos poucos ao mundo da educação.” Relata a Poetisa.  


Presença sempre constante no evento é o escritor itabaianense Marcus Alves, atualmente Presidente da Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE que também esteve prestigiando o evento e conta como que os professores são importantes na formação de cidadãos integrados às artes, sendo estes, profissionais que estimulam o contato com esse universo: “É sempre bom você constatar que o lugar do professor ainda é muito especial na vida das pessoas, sobretudo, das criativas, inventivas, como são os poetas e as poetisas. Então, eu fiquei muito realizado com o que eu vi. Na verdade, eu sempre fico muito feliz quando eu retorno a Itabaiana, porque eu nasci aqui. É sempre um reencontro comigo mesmo e com essa turma boa da poesia da cidade.” Comenta Marcus Alves.  


Marcus Alves (FUNJOPE) na Gambiarra Poética / Foto: João Paulo Lima
Marcus Alves (FUNJOPE) na Gambiarra Poética / Foto: João Paulo Lima

Confira a galeria de fotos:


A Gambiarra Poética é um evento gratuito e acessível que leva ao público a possibilidade do encontro com o mundo das artes e tem colaborado de forma significativa como opção de lazer e diversão de qualidade para pessoas de todas as idades. O próximo encontro será realizado no dia 22 de novembro e trará o tema em alusão ao dia do Cordelista, dia 19 de novembro, homenageando artistas que mantêm viva a tradição do cordel, um patrimônio cultural brasileiro, prometendo ser mais uma noite memorável para os amantes das artes.


EXPEDIENTE

Fotografia: João Paulo Lima

Revisão de Texto: Marcele Saraiva 


2 comentários


josefadepaivalima
26 de out.

Muito bom! Parabéns pela homenagem aos professores, classe tão importante para a formação de todas as outras. Parabéns também pelas belas fotos. Que a Gambiarra continue homenageando os merecedores. Vida longa!

Curtir
joaopaulopl
26 de out.
Respondendo a

Muito obrigado e parabéns à Gambiarra!

Curtir
bottom of page