Intercâmbio entre festivais acontece no interior de Pernambuco
- Marcele Saraiva

- 20 de nov.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de nov.

Foto: Organização da oficina
O Cine Paraíso, festival de cinema de Juripiranga (PB), e o Cine Catita Rural, de Aliança (PE), promoveram uma ação inédita voltada à formação audiovisual de adolescentes. A atividade conjunta foi realizada em Aliança e direcionada para estudantes do Ensino Médio da escola Cel. Luiz Inácio Pessoa de Melo, que demonstraram grande interesse em aprender o processo de desenvolvimento de filmes. A experiência prática abordou desde a fotografia até a direção cinematográfica.
A iniciativa faz parte de um intercâmbio cultural entre os dois festivais, com o objetivo de ajudar a fortalecer a circulação de artistas e produções audiovisuais em áreas rurais e inspirar também uma nova geração de cineastas. O projeto foi viabilizado por meio do Edital Arte Na Bagagem, do Governo do Estado da Paraíba, com fomento da Lei Aldir Blanc.
Durante as atividades, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre áreas do cinema. A oficina de Fotografia foi ministrada por João Paulo Lima e Lori Queiroz, fotógrafos, produtores culturais e coordenadores dos festivais, que apresentaram aos jovens vários conceitos sobre enquadramento, movimento de câmera, iluminação e narrativa visual. Já a oficina de Direção, ministrada pela Diretora de Arte e Mídia, Bianca Rocha, abordou os pilares fundamentais para a construção de histórias cinematográficas. Além das oficinas, também foram realizadas exibições de curtas-metragens produzidos por cineastas locais e com direito a pipoca e refrigerante para os estudantes.
Para João Paulo, a iniciativa foi um sucesso pois foi bem recebida pelos alunos e despertou neles o interesse pelo audiovisual. Segundo ele, esse é o maior legado que podem deixar para os jovens:
“A formação do público, sem dúvida, é um dos maiores pilares para o fomento do audiovisual, especialmente em lugares no interior que carecem de acesso ao cinema. É muito importante fazer com que esses jovens observem a realidade em sua volta, utilizando os recursos audiovisuais como uma ferramenta de construção de memórias e de consciência sobre a sua própria região.”
A união entre Cine Paraíso e o Cine Catita Rural é um passo importante para integrar os projetos entre os dois estados, Paraíba e Pernambuco, fortalecer o trabalho de artistas, educadores e comunidades, além de também envolver os jovens no universo audiovisual, fortalecendo assim o cinema nacional e os incentivando a o enxergarem como uma forma de expressão e de transformação social.
EXPEDIENTE
Texto: Marcele Saraiva
Fotografia: Organização da oficina
Redes Sociais: @cineparaisofestival @cinecatita




















Comentários